segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Drenagem Linfática Manual parte 2

Essa é uma técnica recomendada para o desaparecimento de inúmeras formas de edemas como, por exemplo, edemas pós-operatórios; o edema do braço depois de uma mastectomia; assim como os edemas pós-traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura. De acordo com a Dra. Cibele Rocha, a massagem estimula o processo imunológico, aumentando na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos (nossas células de defesa), cujo núcleo tem um papel alimentício e regenerador para os tecidos. Este fenômeno foi observado em úlceras varicosas, osteoporoses, enxertos de órgãos e celulites.
Ela também exerce uma ação sedante, tranqüilizante e relaxante. De fato, quando se inicia o tratamento, a maioria dos pacientes sente que os seus músculos se relaxam, as suas pálpebras pesam e uma sensação de torpor invade-os. No entanto, não é recomendável a utilização de cremes ou óleos de massagem nesta técnica, pois, pode atrapalhar a realização das manobras e a pressão específica das mãos fica comprometida. Mas nada impede de utilizar óleo essencial para aromatizar o ambiente.
Também é comum sentir vontade de urinar com mais freqüência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita, pois estimula o funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina. Devemos sempre fazer Drenagem Linfática para uma boa qualidade de vida, pois além de todas as indicações já citadas, ajuda a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos, aumenta a eliminação de toxinas por diurese em até 24 horas.

E a minha opinião pessoal sobre o assunto é que resumir essa linda e maravilhosa técnica à estética, é limitar seus recursos, além de limitar também o profissional que paga por cursos caros se especializando na técnica. Por isso, vamos valorizar o trabalho do fisioterapeuta e aliar os recursos terapêuticos ao completo bem-estar.
Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário