sábado, 11 de junho de 2011

Ensinar

Quando era menor, brincava muito de "escolinha". Com meus amigos, irmãs, sozinha.
Tínhamos um quadro de giz e alí eu idealizava uma sala cheia de alunos e todas as responsabilidades que envolve uma professora, sim, eu sempre era a professora.
Treinei bastante até chegar esse momento.
Em toda a minha criatividade e imaginação infantil, nunca foi tão bom quanto a realidade.
Eu amo ensinar! Amo ser pró. Amo!
Ensino Instrumentação Cirúrgica na mesma instituição que me formei. Meus alunos são todos adultos, acima de 18 anos. E, embora eu ame criança, sinto que minha vocação é ensinar adultos.
A linguagem rola mais solta, há uma responsabilidade marota, traquina, divertida e relaxada. E isso combina demais comigo.
Cada ano que passa, eu me sinto mais feliz no meu trabalho. Costumo dizer que é a minha terapia.
Já cheguei doente pra dar aula e saí boa; já cheguei triste com problemas pessoais e esqueci completamente. Já cheguei chateada com os alunos porque tiraram notas baixas e saí amando mais estar com eles. Enfim...é muita coisa pra narrar.
Nesses 3 anos de ensino, aprendi mais do que todos eles, sem dúvidas.
Mas hoje, mais do que qualquer coisa, quero agradecer. Todas as turmas que tive a oportunidade de aprender, todos os carinhos e mimos, os cuidados, as verdadeiras amizades que fiz.
Agradecer é o verbo que mais conjugo, e só conhecendo os meus alunos é que vocês podem entender porque eu agradeço tanto.
Vejo que nem todo mundo tem a sorte de poder dizer que o seu trabalho é um hobby, é o lado bom da vida, é onde tudo fica bem. Eu tenho! E esse sentimento não tem valor físico.
Obrigada a todos os meus alunos, os que são, os que foram. E já agradeço os que estão por vir.

4 comentários:

  1. Seus alunos são uns sortudos de ter uma pessoa alto astral, linda, querida, amiga ao lado deles como diz Veveta eles tiraram a " Sorte Grande".

    ResponderExcluir
  2. Irmã, vc escreve de forma tão profunda que a gente consegue - os que são sensíveis, é claro -, captar seus sentimentos. Muito lindo! Vc merece ser feliz em todos os aspectos de sua vida! Alunos sortudos esses, hein? Concordo com Mary! Te amo!

    ResponderExcluir
  3. juli.. tbm adoro ensinar!
    Beijos
    Tici

    http://ticianaeluizia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi prof.ª Sem querer querendo fui ver o link do twitter
    É fiquei tão surpresa em ler este post, sobre seus alunos, aqui pra nos são poucos professores que são como você carismática. Amei o seu mundo virtual.
    Continue sendo sempre essa pessoa em sala de aula
    Já vi! E com certeza temos o melhor
    Só temos que agradecer bjs...

    ResponderExcluir