segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Lentes de contato

Olá pessoal, hoje vou falar de um assunto democrático, pois, todo mundo que usa óculos, em algum momento se incomoda com os benditos, ou já se incomodou. Eu mesma, teimo em sair sem os óculos quando estou maquiada. O resultado é: "Você viu a sandália daquela menina, que linda?" "-Não. To sem o óculos. Não enxergo de longe".
E tem sido pior, jogar playstation sem óculos, dá nisso:
Pedro diz: "Ju, sai daí, você vai morrer..."
Eu respondo: "Meu filho, não to enxergando nada, cadê meu bonequinho?" rs
Como eu sei que ser míope hoje em dia é tendência, compartilho com vocês o resultado das minhas pesquisas, anota aí!
As lentes de contato aumentam o campo de visão, mas, mesmo tomando todos os cuidados necessários, se usada por muito tempo, pode provocar danos irreversíveis à visão.
O ideal é que seu uso seja alternado com o óculos.
Os tipos comercializados aqui no Brasil são as gelatinosas e as acrílicas. Ambas precisam de cuidados extras para uma boa utilização.
Segundo as pesquisas que fiz, as acrílicas são mais rígidas e causam maior desconforto, mas são ideais para quem têm graus altos de astigmatismo (ainda não é o meu caso).
E as gelatinosas aderem melhor à mucosa, são mais populares porque oferecem conforto e praticidade, mas, como nada é perfeito, absorvem a água da córnea, que é a camada do olho responsável pela visão. A boa notícia é que já existem modelos que causam menos ressecamento.
Quanto à higiene, acho que nem preciso comentar, né? Usar os produtos adequados mantém sua lente longe de microorganismos que podem causar infecções e irritações, mas o que mais me chamou a atenção, foi o pedido de um oftalmologista (Dr. Newton Kara José Júnior, que também é professor da faculdade de medicina da USP), ele aconselha não guardar o estojo das lentes no banheiro, pois é um local que existem microorganismos que podem contaminá-las.
Pra finalizar, anota essas dicas de uso:
- Respeite o prazo de validade dos produtos (lentes, estojo e solução multiuso)
- Não durma com a lente
- Não use a lente quando os olhos estiverem irritados
- Use apenas colírios lubrificantes e sem conservantes
- Não use lentes de contato na piscina e na praia ou descarte o produto assim que terminar de usá-lo
- Não use lentes em viagens aéreas longas
- Coloque as lentes antes de aplicar produtos no rosto, como maquiagem
- Retire a lente antes de remover a maquiagem

Anotaram tudo?
Minha oftalmo me indicou as lentes gelatinosas tóricas. Não sei do que se trata, mas assim que souber, conto tudo. rs
Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário