quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pilates

Com esse sucesso do pilates aqui em Salvador, achei que seria uma boa falar de um assunto que tem tudo a ver com a minha escolha profissional. Pra quem não sabe, sou estudante de fisioterapia e uma apaixonada pela técnica.
Mas gosto de falar dos benefícios físicos e, principalmente, mentais. E o pilates se encaixa perfeitamente nisso.
Melhora condicionamento físico e isso é inegável, mas proporciona benefícios à mente e torna os praticantes aptos a sustentar uma nova postura de vida.
Criado pelo alemão Joseph Pilates (1880 - 1967), o método é muito utilizado para o condicionamento de frequentadores nada assíduos e nada fanáticos por academias de ginásticas comuns.
É um método que prioriza exercícios de baixo impacto e poucas repetições, além de associar à respiração ideal para trabalhar a musculatura respiratória, como o Diafragma.
A técnica proporciona resultado eficaz com menor desgaste dos músculos e das articulações.
Hoje, muito difundido, há lugares que tornam a prática banal. Sem associação da respiração, que, quando controlada, ajuda a aplacar a ansiedade, provocando uma estabilidade emocional na hora de desenvolver o exercício, e se mantém ao longo do tempo.
O método possui 6 princípios que são:
Concentração - é necessário associar o físico à mente, pois é ela quem vai dar os comandos.
Controle - nenhum exercício no pilates é feito simplesmente por fazer. Cada movimento tem uma função.
Centro de força - os músculos do abdômen, quadril, lombar e glúteos são o centro de força do corpo. Todo exercício inicia-se aí e flui para as extremidades.
Fluidez - os movimentos não são isolados porque o corpo não funciona assim. Todo movimento do corpo é fluido.
Precisão - fazer exercícios sem vontade e em grande quantidade é exatamente o oposto da ideia do pilates. Concentração nos exercícios precisos e perfeitos, sem grandes repetições é o objetivo.
Respiração - responsável por oxigenar o sangue, renovar a circulação, ela ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios.
Os benefícios do pilates são incontestáveis. E possui como lema: "Independentemente da situação em que esteja, você pode e deve se mexer."
Portanto, levanta da cadeira e vamos malhar!
Beijocas

Um comentário:

  1. Amei! Realmente quem faz, ama. Breve vou ver se encaro mais esse desafio,rs.

    Beijos amore!

    ResponderExcluir