quinta-feira, 2 de julho de 2009

Lei do menor esforço!

Recebi esse e-mail de um grande amigo e resolvi repassá-lo aqui também.

Show de bola! Mudou meu mundo! rs.

Este texto foi baseado no livro "As sete leis espirituais do sucesso", de Deepak Chopra.
Gosto muito deste livro, que de forma bem simples traz muita sabedoria e é facilmente aplicável na vida diária.Uma das leis espirituais do sucesso é a lei do mínimo esforço. Pensar nesses termos hoje em dia inevitavelmente nos remete ao temor da derrota ou resignação. Afinal, são muitas as mensagens que recebemos a toda hora de que sem esforço não há ganho, de que não podemos parar ou descansar.
Tais mensagens sempre nos levam a superação dos nossos limites, à competição com os outros e com nós mesmos. Chopra diz que essa lei se baseia no fato de que tudo na natureza funciona de forma tranquila, sem ansiedade e sem resistências.
A grama não se esforça para crescer, apenas cresce. O peixe não tenta nadar, apenas nada. Uma flor não se esforça para florir quando não é época da floração, ela simplesmente desabrocha quando está pronta.

E o que isso tem a ver com relacionamentos?
Acredito que nenhuma relação deve estar fundamentada em esforço algum. Se uma das pessoas envolvidas estiver fazendo esforço para estar com a outra, algo está errado. Sabemos que um encontro é verdadeiro quando ambos sentem-se revitalizados, pulsantes e tranquilos na relação. De forma alguma devemos manter relações ou maneiras de nos relacionarmos que nos mantenham cansados e desvitalizados ou em sensação de dívida com o outro. A aceitação é uma das palavras chave para que uma relação possa fluir sem esforço e harmoniosamente. Aceite o outro como é ou como está hoje. Aceite o momento presente como ele se apresenta, pois segundo Chopra "este momento é como deve ser, porque todo universo é como deve ser". Não lute, não se esforce para mudar seu companheiro ou a situação de vocês.Você pode querer que as coisas sejam diferentes no futuro, mas neste momento deve aceitá-las como são. Se algo incomoda você no seu relacionamento, não resista. Diga o quanto aquilo incomoda, coloque de forma clara como se sente e retire-se. Você não precisa, por exemplo, ficar ao lado do seu namorado quando ele está desagradavelmente mau humorado, você não precisa "aguentá-lo para provar seu amor". Desvie como um rio naturalmente faria ao encontrar uma barreira. Retire-se e deixe que o universo resolva, que a lei do mínimo esforço opere. Se você ficar repetidamente aguentando situações que te desagradem, inevitavelmente irá cobrar seu esforço em algum momento, seja consciente ou inconscientemente. Então a relação se torna um fardo, uma dívida constante para os dois.

É isso! Reflitam! Colocar em prática certos ensinamentos nos levam à evolução, e é esse meu foco daqui por diante! Evoluir! Ser alguém melhor!

Beijos e...SEJA FORTE!

Um comentário: