segunda-feira, 4 de julho de 2011

Português claro e direto

Passeando pelas redes sociais que tenho acesso, pude perceber que o português anda mal tratado que só ele mesmo.
Estou muito longe de ser uma versão feminina do professor Pasquale, mas se tem uma coisa que gosto é de escrever corretamente.
Paro pra analisar cada frase que escrevo, assim como, quando leio.
A maioria dos erros que percebo são por falta de atenção ou preguiça mesmo de reler o que foi escrito. E essa displicência com o português na Internet, me deixa nervosa, pois me dá muita vontade de corrigir.
Já passei por situações de discussão e tudo, por ter corrigido amigos, primos. Mas, espero que as pessoas me corrijam também quando errar. Acho que isso é uma forma de demonstrar interesse no que você escreve. Eu gosto quando me corrigem.
Bom, mas o fato é que diante dessas confusões ortográficas, e nem estou falando da nova ortografia, resolvi usar esse "meu mundo virtual" pra reforçar regrinhas básicas.
Começando com o erro mais clássico: Mas e MaIs. "Mas" é uma conjunção aditiva, que liga uma frase à outra. Enquanto que "Mais" com a letra I, dá o sentido de adição de uma frase ou palavra à outra.
Outra coisa que me deixa cismada é a dificuldade das pessoas entenderem que só se escreve M antes das letras P e B. PoMbas! rs
Concerto e Conserto - o primeiro é de música e o outro é do verbo consertar.
O pobre do Ç, sofre. Ele só vem antes do a, o, u. Portanto açúcar tem, mas cacique NÃO TEM. rss
Ah, se formos listar, serão muitas regrinhas bobas, mas importantes. Concordo que a comunicação se estabelece quando as duas partes se entendem. Mas acredito, também, que uma boa ortografia nos oferece uma maior credibilidade na hora de conseguir um emprego, por exemplo. Você pode questionar quanto ao fato de escrever errado apenas na Internet. Mas, não se engane. Seu chefe, colega, amigo, estão tão de olho em seus diálogos nas redes sociais quanto eu, que me inspirei nisso para fazer meu novo post. :D

Beijocas pessoal...

Um comentário:

  1. Como sempre, excelente texto, irmã. Realmente é duro ver alguns desses errinhos no nosso dia-a-dia virtual. Vamos considerar que você pegou leve, já vimos cada coisa cabeluda que dói na alma. Uma outra boa dica para quem quer melhorar a escrita: a leitura.

    Beijocas!

    ResponderExcluir